sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Obrigado pela árvore, Rita



Obrigado pela árvore, Rita.

Já faz algum tempo que temos passados dias difíceis aqui em casa tudo por causa de meu desemprego que já vai demorando mais que o normal, fazendo com que vivamos coisas fáceis de imaginar.

Para falar de mim mesmo, penso que não há nada pior na vida de um sujeito que essa sensação de inutilidade causada pelo desemprego em especial por vivermos nesse modelo consumista de sociedade que às vezes parece resumir nossa felicidade na posse de coisas. Além disso, está impregnado em todos nós que trabalhar – de maneira remunerada é óbvio – tem a ver com dignidade, caráter e por aí vai.

E não há como dizer que o stress causado por pensar essas coisas fica apenas no campo material , na verdade acaba atingindo  também campo emocional causando curto circuito em relações tão estáveis como a minha e da Rita que daqui um pouco vai completar 39 anos.

Volta e meia vem aquela vontade quase impossível de conter e que faz querer chutar todos os baldes, dizer todos os desaforos e mandar tudo para aquele lugar que só não digo o nome em respeito às crianças e aos velhinhos que eventualmente me leiam. 

Mas sabem daquele ditado que diz que a depender do ponto de vista, se pessimista ou otimista, pode-se dizer que um copo está meio vazio ou meio cheio?  Pois bem eu o adaptei e troquei a analogia das circunstancias com um copo por um queijo. Na vida, tem gente que vê apenas os buracos do queijo e nunca o queijo. E o esforço que faço todos os dias é ver cada vez mais o queijo, e cada vez menos os buracos.

E essa semana a Rita me deu um queijo. Um queijo em forma de arvore de Natal. Está ali montada no canto da sala, pequena no tamanho, mas gigante no significado.

Costuma ser nessa época do ano que a tal da baixa estima se manifesta mais fortemente.  Aliás, a impressão que se tem é que a nossa estima pode ser medida por nossa capacidade de comprar! Afeto, solidariedade, fraternidade tudo, de repente, vira coisas embrulhadas em papéis coloridos.

Ainda bem que tem a árvore de natal.  Pois entre as muitas historias que se contam  sobre o surgimento da tradição de enfeitar árvore está uma que diz que antes das tradições cristãs enfeitavam-se pinheiros às vésperas da primavera, uma estação que era – e ainda é - entendida como sinal de ESPERANÇA. A primavera retornando trazia a vida de volta.

E peço licença a Rita para dividir com todos vocês um pedaço da árvore que ela montou. Pois quero dizer que junto com a Rita, meus filhos e minha família, estão vocês, meus amigos, que de um jeito ou de outro também me ajudam a manter viva a esperança de que tudo vai passar.


2 comentários:

  1. Que linda Árvore de Natal!!!!
    Que o espírito de Natal reine no seu lar. Amor, fraternidade, solidariedade, ACONCHEGO.
    FELIZ NATAL!!!

    ResponderExcluir